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Ansiedade na implementação de RPA? Você não está sozinho.


A implementação de qualquer novo software pode ser acompanhada de perguntas, ansiedades e dúvidas. A implementação de uma solução RPA (Automação Robótica de Processos) não é diferente. De fato, quanto mais promissora é a tecnologia maiores são as perguntas. RPA tem uma reputação bem merecida por ser fácil de usar e fornecer ROI rápido.

Três das maiores preocupações na implementação de RPA

Considerando que o custo total da implementação de RPA normalmente é cerca de 9 vezes o custo da própria tecnologia, as ansiedades parecem justificadas. A solução pode garantir reduções de custos e melhorias operacionais? Que tipo de treinamento de funcionários será necessário para operar o software? Quão estável e integrável é a plataforma RPA?

Fornecendo dentro do prazo, dentro do orçamento e garantindo um ROI viável

Embora o tempo entre a adoção e a obtenção de um ROI possa ser inferior a um ano para muitos adotantes de RPA, a questão é como garantir que esses benefícios sejam entregues dentro do prazo e do orçamento. Tais métricas como a velocidade, precisão e conformidade dos processos de uma empresa antes e depois de automação irá determinar o ROI no geral. Portanto, a agilidade do processo de desenvolvimento de RPA, a qualidade da configuração organizacional e a facilidade de manutenção são três elementos principais que realmente garantem um resultado bem-sucedido.

Se a tecnologia puder garantir a velocidade e a facilidade do desenvolvimento, e se sua organização estiver pronta para entender que o RPA não é um projeto único, mas que, uma vez implantado, chegou para ficar, há uma chance muito maior de evitar riscos.

Protegendo a compatibilidade de integração

A implementação de um novo software pode ser dispendiosa, demorada e especialmente arriscada se for necessária uma reestruturação significativa da TI para integrar plataformas incompatíveis. Felizmente, a maioria das soluções RPA interage na camada de apresentação, o que significa que são capazes de conectar vários sistemas sem exigir uma reestruturação da configuração de TI existente. Ainda, para evitar dores de cabeça na implementação, as empresas devem garantir que seu produto RPA seja flexível e extensível. O software escolhido deve integrar-se sem esforço a uma ampla variedade de plataformas e tecnologias, desde BPMS, ferramentas cognitivas, aplicativos CRM, ERP e Citrix.

Garantir as habilidades e o treinamento necessários

Os softwares RPA foram projetados para serem intuitivos com interfaces gráficas e fáceis de usar, e a maioria não exige que o usuário médio de negócios tenha conhecimento de codificação. Ainda assim, a falta de especialistas em automação adequadamente treinados ou especialistas no assunto de processos adequadamente qualificados pode arriscar o sucesso de um projeto de implementação de RPA. As empresas devem avaliar cuidadosamente as ferramentas de treinamento de produtos de um fornecedor. As opções de treinamento para os usuários devem incluir uma variedade de treinamento e suporte on-line, através de documentação, tutoriais, seminários e vídeos.

Como enfrentar o desafio

Para garantir que o projeto de RPA seja otimizado, os proprietários - internos e externos à empresa - devem estar dispostos a ajudar o projeto de implementação na maior extensão possível. O apoio dentro da empresa de funcionários, gerentes e executivos e a constante ligação entre os departamentos de TI e de negócios são extremamente necessários. Sem um certo nível de disciplina de gerenciamento, supervisão do projeto RPA e uso das melhores práticas durante a implementação, será difícil evitar riscos de implementação e garantir o sucesso da automação a longo prazo.

Como a implementação do RPA é uma iniciativa de mudança organizacional, é especialmente importante que os patrocinadores e usuários da empresa sigam de perto com um roteiro de implementação, sem se tornar branda ou negligente após sucessos iniciais.

Além dessas medidas internas, as empresas devem examinar criticamente o apoio que pode ser recebido do fornecedor de RPA: Que nível de suporte à implementação é necessário do fornecedor de RPA? Como o fornecedor ajudará a reduzir o risco de implementação?

O fornecedor de RPA deve fornecer uma experiência simplificada ao usuário, recursos de treinamento para reduzir o nível técnico básico e, finalmente, uma plataforma RPA direta, equipada com recursos fortes que podem garantir coisas como suporte operacional de primeira classe para monitoramento e solução de problemas contínuos de robôs, gerenciamento de capacidade para fazer verifique se o uso dos robôs é ideal entre processos, métricas de desempenho e trilhas de auditoria completas. A Drasi é Parceira Oficial UiPath, líder mundial em tecnologia RPA


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