top of page

6 passos para a Transformação Digital com RPA – Robotic Process Automation


Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia para automatizar processos de negócios. É uma força de trabalho de robôs (software) que imita o comportamento humano para realizar tarefas rotineiras e de grande volume de uma organização.

Segundo pesquisa da Febraban, RPA está entre as cinco principais tecnologias que estão na mira dos bancos em 2019, junto com a Inteligência Artificial (AI) e BigData, os robôs serão usados para aumentar a eficiência operacional e automatizar atividades internas dos bancos.

Por ser uma tecnologia acessível e de rápida implementação, a automação de processos robótica já é considerada a “próxima onda de inovação”. Eric Lex, VP Intelligent Process Automation da General Eletric, afirma que RPA está no top 3 de nossos buckets de tecnologia, junto com o Big Data. A sinergia é tremenda e RPA é a maior fonte de produtividade da GE atualmente.

Como toda nova tendência tecnológica, é preciso cuidado ao fazer sua implantação. RPA é mais que um software para robotizar processos, é uma ponte para um negócio tradicional se tornar 100% digital, com profunda transformação no modelo de negócio das organizações.

Destacamos seis etapas importantes para a Transformação Digital das organizações utilizando RPA. São elas:

1 - Realize uma Experiência. Inicie robotizando em um pequeno processo da empresa, como verificação de notas fiscais recebidas, emissão de contratos, etc. O objetivo é ter uma real experiência com RPA, entender de fato como funciona.

2 – Promova o Aprendizado Após uma rápida experiência com RPA, faça um debate com as pessoas, discuta o entendimento dessa força de trabalhos virtual, as possibilidades e possíveis aplicações no negócio.

3 - Entenda Seu Negócio Um ponto fundamental é ter claro o entendimento das ofertas de valor da organização para com seus clientes a partir de uma visão sistêmica dos processos de negócio. Esse entendimento é primordial para identificar as melhores oportunidades de investimento.

4 - Priorize as Oportunidades Nesta etapa já possível ter claro como RPA pode trazer ganhos reais para o negócio e priorizar as melhores oportunidades para agilizar os processos, reduzir erros e retrabalhos e aumentar a oferta de valor em produtos e serviços para os Clientes.

5 - Implemente e Gerencie Agora é o momento de implementar um projeto robusto de RPA, prevendo prazos, investimentos e resultados. Em paralelo um novo modelo de gerenciamento desta força de trabalho deve ser implementado. Assim como uma pessoa, um robô também precisa ser gerenciado.

6 - Escale e Inove. Pronto, agora é o momento de replicar as melhores experiências com RPA por toda a organização. A partir dessas novas experiências é possível repensar o modelo de negócio com uma abordagem digital combinando RPA com outras tecnologias exponenciais como A.I., BigData, BlockChain, IoT, etc.

Robotic Process Automation (RPA) se move de projetos pilotos para uma adoção mais ampla e sistêmica nas organizações, onde pessoas e robôs se unem transformando radicalmente o trabalho como conhecemos hoje.

A Drasi é UiPath Master Partner. A UiPath líder em tecnologia RPA e está na posição de frente da revolução dos negócios digitais em todo o mundo, permitindo uma rápida implementação de robôs de software que melhoram drasticamente a produtividade dos negócios, conformidade e atendimento ao cliente em todas as operações de back-office e front-office.

Clique abaixo para saber mais sobre RPA e como esta tecnologia pode transformar seu negócio.


bottom of page