top of page

Nossa experiência com a Robotização de Processos – RPA


Segundo Pesquisa Gartner publicada em maio de 2019, o mercado de software de RPA (Robotic Process Automation) cresceu 63,1% em 2018, para US $ 846 milhões, tornando-se o segmento de crescimento mais rápido no mercado de software corporativo.

Desde nossa certificação como Master Partner UiPath, maior fornecedora de tecnologia RPA com atuação global, temos vivenciado uma série de experiências diferenciadas com essa nova ferramenta. Mais que uma tecnologia da “moda”, RPA tem nos apresentado um novo universo de possibilidades, que aqui destaco alguns:

1 - Ganhos Rápidos de Produtividade. RPA permite robotizar processos repetitivos, com ciclo de desenvolvimento curto, tornando os processos sem erros e em média de 4 a 5 vezes mais rápidos que os processos realizados de forma manual.

2 - Rápido Retorno Sobre o Investimento. É possível precificar de forma simples o real retorno dos projetos de RPA nas organizações, principalmente os ganhos de redução de custos, ganhos de tempo e produtividade. RPA cria uma realidade distinta do processo atual em relação ao processo que será robotizado, onde a percepção desses ganhos é de fato quantificado.

3 – O Primeiro Passo para a Transformação Digital. RPA permite às pessoas e organizações iniciarem a inevitável transformação digital através da revisão de seus atuais processos para um modelo digital. Ao iniciar esta experiência, como por exemplo a robotização de um simples processo de recebimentos de pedidos de clientes, mais que replicar os ganhos robotizando em outros processos, fica um sentimento latente que o negócio precisa ser repensado a partir de uma nova perspectiva, o que torna rapidamente obsoleto, o modelo atual.

4 – Gestão Digital e Inovação. Toda a informação dos processos robotizados pode ser organizada, armazenada e analisada em tempo real. Integrada com outras tecnologias como Inteligência Artificial (A.I) e Big Data, transforma os dados em conclusões preciosas, possibilitando explorar novas oportunidades de negócios.

5 - Nova Perspectiva do Trabalho Humano. RPA é uma ferramenta que está disponível para as pessoas ao assumir o trabalho massivo e repetitivo nas empresas. O que antes demandava grande esforço na execução das atividades, são agora convertidos em objetivos alcançados com altos resultados. Esse cenário possibilita uma clara reflexão sobre qual é o trabalho que deve ser realizado por um robô e por um ser humano.

Concluindo, RPA conduz as pessoas a repensar os processos a partir um novo modelo de negócio, onde os robôs e pessoas atuam lado a lado, possibilitando um universo de oportunidades até antão inimagináveis.


bottom of page